EMBRAER-121A1 Xingu II

1980

MARCA Embraer
MODELO EMB-121A1 Xingu
COR Branco
ANO 1980
HORAS TOTAIS 11029
COMBUSTÍVEL JETA1
Código MBR-0027
Motor Bimotor
Quantidade de Assentos 8
Ficha Técnica
Alcance 2342 Km
Alcance: Aprox 1.850 quilômetros ( lotado / 75% potência / com reservas )
Altura Aprox 4,7 mts
Comprimento Aprox 14 mts
Distancia de Decolagem: 1000 mts
Distancia de Pouso 610 mts
Envergadura Aprox 12 mts
GNS530AW Sim
Horas de hélice disponíveis 2851
Motores 2 Pratt Whitney PT6A - 680HP (Cada Motor )
PA Sperry SP200
Peso Máximo de Pouso: Aprox 5.340 kg
Peso máximo decolagem Aprox 5.670 kg
Pista de pouso: Aprox 1.300 metros ( Lotado / dias quentes / tanques cheios )
Radar Bendix King DA-1203A
Radio KY-196A
Revisão de célula 4031Hrs disponíveis
RHsi Sandel
TCAS/TAWS RYAN TCAD 9900BX
Teto de serviço Aprox 8.500 mts
Transponder Collins TDR 90
Trem de pouso vence esse ano por data
Velocidade de cruzeiro Aprox 450 km / h
Vento cruzado ( Pouso e decolagem ) Aprox 46 km / h
VMC ( Velocidade Mínima Controle ) 178 km / h (embandeirado)

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Descrição

O Embraer EMB-121 “Xingu” é um avião turboélice bimotor de médio porte e cabine pressurizada, para uso executivo. Tem capacidade para transportar dois tripulantes e até nove passageiros em viagens de médio curso. Foi desenvolvido e fabricado no Brasil na década de 1970 pela Embraer, que utilizou como base o projeto de asa do turboélice bimotor para transporte regional de passageiros.

Além da pressurização da cabine, o Xingu inaugurou outros importantes avanços tecnológicos para o segmento aeronáutico no Brasil, como a instalação da cauda tipo “T”, onde o conjunto estabilizador horizontal foi montado no topo do estabilizador vertical. Essa configuração permitia que o sopro das hélices não atingisse o estabilizador horizontal, de modo a garantir menor nível de vibração e ruído.

A principal configuração executiva adotada pela Embraer na cabine de passageiros, separada da cabine de pilotagem com dois assentos para piloto e co-piloto, foi de seis ou sete assentos, com porta lateral de acesso e escada embutida, corredor central na cabine de passageiros e um toalete básico ao fundo.

O design também qualificou-se como um diferencial do EMB 121 que, com nariz alongado, se assemelhava aos jatos. Destacava-se, ainda, pelo baixo consumo de combustível, o equivalente a um quarto do necessário para um jato similar. Ademais, podia operar em pistas curtas, pois teria as mesmas características de pouso e decolagem do Bandeirante – configurado para as pistas de pequeno porte -, mas apresentando maior velocidade de cruzeiro que seu antecessor.

 

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Especificações

Especificação de Motores: 2 Pratt Whitney PT6A, 680HP cada
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 456 km/h
Alcance: 2342 km
Distancia de Pouso: 610m
Distancia de Decolagem: 1000m

DIMENSÕES
Comprimento: Aprox. 14 metros;
Envergadura: Aprox. 12 metros;
Altura: Aprox. 4,7 metros;
Peso máximo decolagem: Aprox. 5.670 kg;
Peso Máximo de Pouso: Aprox. 5.340 kg;
Velocidade de cruzeiro: Aprox. 450 km / h;
VMC (Velocidade Mínima Controle): Aprox. 178 km / h (embandeirado);
Vento cruzado (pouso e decolagem): Aprox. 46 km / h;
Alcance: Aprox. 1.850 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
Teto de serviço: Aprox. 8.500 metros;
Pista de pouso: Aprox. 1.300 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);

 

 

 

 

 

 

 

 

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